sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Projeto Vista Jackson do Pandeiro

Jackson convidou a comadre Sebastiana para dançar um xaxado na Paraíba e o Ceramista Fábio Smith convida os artistas para colorir a roupa de Jackson em uma escultura em cimento por ele produzida em seu atelier na Praia do Poço - Cabedelo/PB.

No mês de setembro próximo passado, Fábio Smith deu inicio ao processo de produção de uma escultura em cimento do musico ritmista Jackson do Pandeiro. A obra foi toda moldada na área externa do seu atelier sob os olhares atentos dos  moradores e transeuntes da localidade.

Para sua surpresa ao dar inicio a elaboração do acabamento e da pintura de suas roupas, notou a apreensão que causou a cada camada de tinta que utilizava para dar o tom e a cor desejada, o que para ele era a necessidade de cumprir os rigores da técnica, para os curiosos era uma constante troca de roupa do nosso Jackson. Até que um dia, após a camisa passar por uma base vermelha, outra branca e finalmente ser concluída em um azul vibrante com estampas amarelas, o motorista do ônibus que faz a linha Cabedelo/Intermares/Poço parou em frente a estatua e perguntou :------ ele ainda vai trocar de roupa? Os passageiros querem saber se ele tem tomado banho? Pois tem trocado de roupa com muita freqüência....

Este fato motivou o artista a criar o projeto de interatividade da obra com seu público, proporcionando ao observador opinar e escolher a indumentária mais apropriada como forma de dinamizar e dar vida ao personagem. Quanto ao fazer criativo, a proposta está lançada aos artistas plásticos que queiram dar uma nova concepção visual a escultura, assim, estejam convidados a mudar a roupa no nosso Jackson.

Todo o processo será registrado em vídeo e fotos que farão parte de uma instalação a ser apresentada no site do ceramista Fábio Smith e provavelmente no Museu Jackson do Pandeiro em sua terra natal Alagoa Grande.

Pretendemos desenvolver o projeto da seguinte maneira:
  • O artista arcará com a despesa do material utilizado;
  • Cada produção ficará exposta por três meses;
  • Faremos 04 trocas de roupas.
O projeto terá inicio em janeiro de 2012 tendo a exposição prevista para ocorrer em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário